➔ PROGRAMA DE PARCERIAS ESTRATÉGICAS

O Programa de Parcerias Estratégicas de Maceió, é a ação voltada e direcionada a encontrar o valor público em cada entrega que o município de Maceió realiza, buscando tornar mais eficiente o gasto público e melhorar a qualidade do bem ou serviço entregue à população.

Sendo assim, o programa analisa o bem ou serviço, estuda o case e propõe soluções de eficientização do gasto que já é realizado pelo erário municipal, podendo resultar numa concessão ou parceria público privada.

Com o programa, a gestão municipal busca aumentar o nível de infraestrutura urbana e social no Município de Maceió, atrelado à um parceiro privado que irá melhorar a qualidade do gasto público.

Sendo assim, o programa tem desafios básicos como “planejar adequadamente tanto no nível de projetos, como de programas, articulando os recursos disponíveis, selecionando os projetos adequados e proporcionando a otimização do efeito social e econômico dos ativos. Outro desafio é aumentar a eficiência operacional na implantação e manutenção dos equipamentos. Por último, é preciso mobilizar recursos de modo a pagar pelas vultosas somas que tipicamente estão associadas aos projetos de infraestrutura.”.